Blog

conheca a origem do hamburguer versoes mais populares

Conheça a Origem do Hambúrguer: As Versões Mais Populares

É difícil encontrar alguém que não caia nos encantos de um bom hambúrguer. Seja em estilo fast food ou gourmet, esse lanche agrada a todos os gostos, até os veganos quando não feito de carne animal. Caso você já tenha se perguntado sobre a origem do hambúrguer e quem teve a brilhante ideia de criar essa delícia culinária, você chegou ao lugar certo. Confira alguns registros sobre sua criação, agora!

De onde vem a origem do hambúrguer

Seja no happy hour, festa de família ou noite entre amigos, o hambúrguer está presente em muitos momentos. Além de ser uma refeição saborosa e bastante acessível ao bolso, é possível fazer como quiser.

Nosso padrão de vida influenciou bastante para que ele se tornasse popular, afinal, sua preparação é rápida e é o grande carro chefe de muitas redes de fast food. Há muitas versões sobre sua origem. Por isso, vamos te mostrar as mais populares. Assim fica por sua conta decidir em qual acreditar.

Dos nômades aos Estados Unidos

Esta história se passa nos séculos XII e XIII na Europa e é a mais famosa versão. Nômades (povos que não tem casa fixa) chamados de mongóis, durante passagem a Rússia utilizavam carne bovina moída para se alimentarem.

Enquanto cavalgavam, a carne ficava exposta nas celas de seus cavalos. Por causa do movimento a carne era mexida tantas vezes que, acabava em estado triturado. Isso facilitava o consumo e aos poucos a prática foi adotada pelos viajantes. Ao longo dos anos, o procedimento foi introduzido na Europa e passado pelas gerações seguintes.

A prática ganhou força na cidade de Hamburgo, onde recebeu o nome de hambúrguer, passou pela Alemanha até chegar nos Estados Unidos por imigrantes, onde se popularizou.

A ideia do garoto de NY

O ano é 1885, situado na cidade de Nova York nos Estados Unidos. Um menino de 15 anos chamado Charlie Seymourd, teve a brilhante ideia de moldar a carne em formato redondo para colocar dentro dos pães. Ele percebeu que isso ajudava para que se alimentasse com mais facilidade.

Logo chegou a Revolução Industrial onde os trabalhadores precisavam de um alimento de consumo rápido e acessível, para voltar logo ao trabalho. Isso revelou aos empreendedores da época uma forte tendência de sucesso, a venda de hambúrguer. Assim surge o mercado deste alimento.

Graças ao Francês

Na era do Iluminismo, surge o escritor de viagens e observador de costumes sociais Pierre-Jean Grosley. Em 1760, o historiador relatou em um de seus livros que um ministro do Estado jogava cartas durante 24h se alimentando apenas com carne entre dois pedaços de pão. Mais a frente, Pierre foi considerado o homem que deu sucesso a rede de McDonald’s na França.

A origem do hambúrguer pode não ser derivada de apenas uma dessas histórias, mas de todas elas juntas, de certa forma. Todos contribuíram a introdução dessa culinária entre os povos até chegar aos costumes de todos ao redor do mundo.

A chegada do hambúrguer no Brasil

chegada do hamburguer no brasil

Você sabia que a primeira rede de hambúrguer no Brasil foi o Bob’s? Ela foi introduzida pelo jogador de tênis Robert Falkenburg, em 1952 no Rio de Janeiro. A culinária com estilo americano fez sucesso e logo se expandiu pelo Brasil, trazendo outros sucessos como o sundae e o milk shake.

Conheça a história do Mc Donalds

De fato, não dá para pensar em hambúrguer sem desvincular o nome da maior rede de restaurantes de fast food do mundo. Na década de 30, pelos irmãos Dick e Maurice Mc Donald começaram seu negócio em um estacionamento. Logo após, o visionário Neil Fox propôs abrir a primeira franquia do negócio em Phoenix, no Arizona. Daí pra frente já sabemos onde resultou o sucesso da marca.

Para conhecer a história do McDonald’s você pode assistir ao filme Fome de Poder. Ele conta em detalhes sobre a ascensão da empresa pelo mundo.

Gostou do conteúdo sobre a origem do hambúrguer? Então, continue mantendo-se informado aqui no blog da BR Cozinhas. Somos especialistas em cozinhas industriais e todo mês postamos novos assuntos relacionados a este ramo para você. Acesse nosso site e veja mais assuntos!

Leia também


Destaques

Conheça os principais métodos de cocção no preparo dos alimentos

Para muitos, cozinhar é considerado arte. Realmente existem diversas técnicas que envolvem o prepa...
23/set

Equipamentos para fast food essenciais para o seu estabelecimento

O ramo alimentício, em especial da refeição fora de casa, é um dos que mais crescem, enfrentando...
30/ago

Conheça o char broiler e garanta o churrasco perfeito

O churrasquinho é talvez um dos pratos favoritos da culinária brasileira. No entanto, nem sempre ...
22/abr

Saiba quais equipamentos para padaria não podem faltar na sua

Que o brasileiro ama um pão fresquinho não é novidade. Uma pesquisa realizada para a ABIMAPI (Ass...
18/fev

Veja os principais equipamentos para lanchonete

As lanchonetes estão presentes por todo canto, e isso não é por acaso, o brasileiro realmente ama...
29/jan
Posts recentes

Conheça os principais métodos de cocção no preparo dos alimentos

Para muitos, cozinhar é considerado arte. Realmente existem diversas técnicas que envolvem o prepa...
23/set

Equipamentos para fast food essenciais para o seu estabelecimento

O ramo alimentício, em especial da refeição fora de casa, é um dos que mais crescem, enfrentando...
30/ago

A transformação do self service por conta da pandemia

Os setor de alimentação foi um dos mais impactados pela pandemia do coronavírus. Restaurante, lan...
15/jun

Conheça o char broiler e garanta o churrasco perfeito

O churrasquinho é talvez um dos pratos favoritos da culinária brasileira. No entanto, nem sempre ...
22/abr

Conheça as vantagens das cozinhas em containers e aposte nessa tendência

Os containers são usados no mundo todo para destinar cargas em geral. Eles são ideais para armazen...
17/abr
BR Cozinhas