Blog

Alimento com melamina

O que é Melamina?

Ao ouvir o nome Melamina, muitos acabam se confundindo sobre o que significa o termo. Mesmo sendo bem parecidos, há uma enorme diferença sobre o que Melamina e Melanina.

A melanina é uma proteína produzida pela pele e que ativa a proteção da pele contra os raios solares e a pigmentação no corpo humano. É produzida pelos melanócitos, células da base da epiderme. A melanina é o que compõem a coloração que temos no nosso corpo (branco, negro, moreno), a cor de nossos cabelos e dos nossos olhos.

Já a Melamina é um composto químico presente em quase todos os produtos, inclusive nos produtos relacionados à gastronomia. Vamos saber um pouco mais sobre a melamina.

Melamina: Presente em tudo, até onde não imaginamos

A melamina é uma substância alcalina, fazendo parte do trímero da cianamida, tendo sua massa composta em 2/3 de nitrogênio. É possível fabricar através da melamina CDs, DVDs, Blu-Rays, automóveis, artigos esportivos, quase todos os equipamentos eletrônicos e afins.

Os primeiros registros da Melamina foram em 1834 pelo químico alemão Justus von Liebig, através de sintetização da fórmula, sendo produzida primeiro a cianamida de cálcio e convertido em diciandiamina. Hoje, é utilizado a ureia para produzir a reação que formula a melamina.

Mas, o que a melamina tem a ver com alimentação?
A resposta é: TUDO A VER!!

O composto é utilizado na fabricação de ração para animais, uso na fabricação de comidas e bebidas, além do uso em artigos para cozinha. Louças e pratos de melamina estão popularizados entre o público que consome na gastronomia. Mas quais seriam as vantagens do composto na área?

A melanina na Gastronomia

Como dito anteriormente, a melamina está presente na gastronomia com mais impacto do que poderia se imaginar. O composto é utilizado na área por oferecer as seguintes vantagens:

  • Baixo custo. Por ser um composto feito quimicamente com componentes facilmente encontrados, a sua produção é feita em larga escala e por um custo menor;
  • Durabilidade. A melamina é capaz de resistir a todos os impactos e manter o produto durável por um longo tempo com qualidade;
  • Variedade de modelos. Sua maleabilidade permite que se construam diversos modelos de produtos sem danificar a estrutura, ampliando as possibilidades de venda no mercado para estilos próprios.

A melamina tem seus benefícios na fabricação de alimentos, porém pode causar efeitos colaterais quando é utilizada como substitutiva da cadeia de nitrogênio dos alimentos e no leite com melamina. A ingestão da melamina no intestino pode causar uma paralisação nos rins e danos respiratórios.

Na gastronomia, a melamina é muito utilizada nos talheres e pratos, mas há duas recomendações fundamentais para não ter complicações com o uso da mesma:

  • É altamente recomendado para alimentos frios e não ácidos;
  • Alimentos quentes devem ser totalmente evitados em utensílios feitos com melamina, assim como em potes de armazenamento, travessas, entre outros.

Vimos como a melamina faz parte da nossa rotina gastronômica, mas vimos também os cuidados que devem ser redobrados para evitar complicações médicas. A BR Cozinhas se atenta sempre para oferecer aos nossos clientes os melhore produtos do mercado para sua empresa e sua saúde.

Entre em contato e saiba mais sobre os nossos produtos feitos com melamina e as recomendações necessárias para um perfeito funcionamento do produto.

Leia também


Destaques

Equipamentos para fast food essenciais para o seu estabelecimento

O ramo alimentício, em especial da refeição fora de casa, é um dos que mais crescem, enfrentando...
30/ago

Conheça o char broiler e garanta o churrasco perfeito

O churrasquinho é talvez um dos pratos favoritos da culinária brasileira. No entanto, nem sempre ...
22/abr

Saiba quais equipamentos para padaria não podem faltar na sua

Que o brasileiro ama um pão fresquinho não é novidade. Uma pesquisa realizada para a ABIMAPI (Ass...
18/fev

Veja os principais equipamentos para lanchonete

As lanchonetes estão presentes por todo canto, e isso não é por acaso, o brasileiro realmente ama...
29/jan

Equipamentos para Pastelaria: Veja Tudo que Você vai Precisar

Um estudo divulgado pela Exame revelou que o brasileiro é um grande consumidor de comida: consumimo...
19/nov
Posts recentes

Equipamentos para fast food essenciais para o seu estabelecimento

O ramo alimentício, em especial da refeição fora de casa, é um dos que mais crescem, enfrentando...
30/ago

A transformação do self service por conta da pandemia

Os setor de alimentação foi um dos mais impactados pela pandemia do coronavírus. Restaurante, lan...
15/jun

Conheça o char broiler e garanta o churrasco perfeito

O churrasquinho é talvez um dos pratos favoritos da culinária brasileira. No entanto, nem sempre ...
22/abr

Conheça as vantagens das cozinhas em containers e aposte nessa tendência

Os containers são usados no mundo todo para destinar cargas em geral. Eles são ideais para armazen...
17/abr

Tudo que você precisa para uma padaria industrial de sucesso

Uma padaria industrial é a opção que muitas pessoas apostam para empreender e investir. Esse tipo...
24/mar
BR Cozinhas