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Soft Opening: O Teste Antes de Começar seu Negócio

O termo em inglês soft opening que significa abertura suave, em tradução literal, diz respeito a fase de experimentações de um restaurante antes que ele abra de fato ao público. A adoção deste tipo de inauguração tem ajudado os empreendedores do mercado da alimentação a não terem prejuízos no início de um negócio e testar seu planejamento na prática. Entenda como ele funciona e sua importância para garantir o sucesso de seu estabelecimento!

Como o Soft Opening pode ajudar na inauguração

Você já pensou em absolutamente tudo. Na estrutura do lugar, nos equipamentos da cozinha, fornecedores, funcionários, redes sociais, identidade visual e uniformes. Já está tudo pronto para abrir seu negócio e fazer seu nome no mercado.

Embora tudo esteja planejado, sabemos que a prática muitas vezes é diferente da teoria e surpresas desagradáveis podem surgir. Por isso, a estratégia chamada soft opening vai te ajudar a causar boa impressão com seus futuros clientes.

Basicamente, o soft opening te incentiva a preparar uma inauguração com critérios específicos, os quais veremos agora:

Atendimento

Sua equipe é o espelho do lugar. A forma como os funcionários se comportam e atendem os clientes podem ser determinantes para o sucesso de um local. Todos gostam de um bom atendimento e, muitas vezes, esse é um dos principais critérios que farão os clientes voltarem ou não. Por isso, treine os garçons e trace um plano estratégico que possa medir planos de ações. Isso te ajudará a saber o que fazer em algumas circunstâncias como: prato errado, hora do pagamento, grandes filas e reclamações. Absolutamente tudo deve ser pensado sobre o que responder e como agir em cada situação.

Público

Alguns estabelecimentos optam por escolher a dedo quem serão os primeiros convidados da casa. Outros, comunicam por suas redes sociais sobre a abertura do lugar e esperam um público aberto chegar. Convidar amigos, familiares e profissionais da área pode ser uma boa estratégia, pois você pode contar com a sinceridade de todos e testar o cardápio e estrutura. Você pode optar também por chamar influenciadores da internet e fazer acordos de divulgação, assim alcançará um grande público por meio deles. A famosa permuta.

Para a imprensa, uma boa ideia é enviar press kit (materiais de divulgação com convite, aperitivos, entre outros) e convidá-los a comparecerem ao local. Isso pode te fazer ganhar um espaço espontâneo na mídia, aumentando a credibilidade do espaço (como a Veja fez aqui).

Logística

Uma mesa ou cadeira em um local mal pensado pode prejudicar o fluxo do estabelecimento. Tenha em vista que você poderá receber desde apenas uma pessoa até um grupo de 20 amigos e todos precisam se sentir confortáveis. Então, escolha lugares estratégicos que possam ser mudados, caso caso haja necessidade e fique atento para manter os corredores livres. Assim, sua equipe pode se deslocar com facilidade, sem chances de causar acidentes ou esbarrar nos clientes.

Menu Soft Opening

O momento de soft opening é sua hora de fazer testes, por isso não se preocupe em mudar o cardápio para se adaptar ao fluxo do lugar no início. Tenha em mente que você talvez não comece com uma grande clientela, então não precisa de um menu tão variado. Você pode fazer promoções ou descontos nas refeições; Tudo para ganhar o gosto do freguês para que comprovem a qualidade da casa. Ganhar o cliente pela boca é resultado bom na certa!

Pesquisa de satisfação

Use do período de soft opening um momento para conhecer seu público. Converse, seja simpático, pergunte pessoalmente sobre a opinião dos clientes, ouça atentamente e aplique nos próximos dias. Todas as críticas são construtivas neste período. Questione os convidados sobre o serviço de mesa, o atendimento da equipe, referente a temperatura dos pratos e se posicione de forma amigável caso ouça algo negativo. Receber um feedback sincero é primordial para ditar como seu negócio lidará com problemas e soluções.

Lançamentos de sucesso adotam este método

É importante lembrar que o soft opening, sejam em restaurantes, cozinhas industriais, hamburguerias, fast food ou franquias, pode ser gerido de maneira diferente. Quem deve determinar a forma de organizar esse período de teste é você e sua equipe. Ajuste nossas dicas as suas necessidades. Agora que você já está bem informado, compartilhe e mostre aos seus amigos essa brilhante estratégia de fazer um projeto dar certo. Até a próxima!

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