Qual o piso mais indicado para uma cozinha industrial?
Se você é um empreendedor e está construindo ou reformando uma cozinha industrial, saiba que a escolha do piso é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Além de estar em linha com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), você precisa escolher o piso pensando no bem-estar, segurança e conforto dos seus funcionários e ainda poderá aproveitar algumas soluções de mercado para realizar essa etapa de forma rápida. No artigo de hoje explicamos qual o piso mais indicado para uma cozinha industrial.
Atenção para as regras da ANVISA para pisos de cozinha industrial
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), delega às vigilâncias regionais a fiscalização e orientação sobre os materiais e normas das cozinhas industriais, seguindo a portaria 2916/11.
De acordo com a portaria 2916/11, sobre os pisos e revestimentos para cozinhas industriais, é dito exatamente o seguinte:
ANVISA – PISOS E REVESTIMENTOS:
“2.4.5. Os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada. Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.”
Se engana quem acha que as paredes não possuem normas a serem seguidas, segundo a ANVISA, também é necessário cumprir alguns requisitos mínimos:
ANVISA – PAREDES:
“2.4.6. As paredes devem possuir acabamento liso, impermeável, lavável, de cor clara e resistente aos impactos, à higienização e ao calor. Devem estar livres de umidade, bolores, descascamentos, rachaduras e outras imperfeições. São vedadas as divisórias de vazio interno. As aberturas para iluminação e instalação de equipamentos de exaustão, ventilação e climatização devem ser protegidas contra o acesso de animais sinantrópicos e sujidades.”
Cozinhas Industriais
Muito presente no mercado norte-americano e europeu, e, recentemente, também com bastante destaque no Brasil, os revestimentos monolíticos são uma excelente opção para garantir a melhor eficiência da sua cozinha industrial. Isso porque esses revestimentos têm por característica principal apresentar uma superfície única, ou seja, um piso sem rejunte ou emendas.
São principalmente utilizados em locais que precisam de transporte de equipamentos pesados ou sensíveis, ou que precisam de uma limpeza e assepsia facilitada – como as cozinhas industriais.
Por que aplicar um piso monolítico na sua cozinha industrial?
Os revestimentos monolíticos possuem características únicas, podendo ser aplicado sobre bases de concreto, cerâmica, madeira e metal – o que facilita muito na hora da obra, pois não é necessário remover o piso para aplicá-lo. Esse tipo de piso/revestimento possui baixa espessura e peso, além de rápida execução e cura, sendo impermeável a queda de líquidos pontuais.
Separamos as principais características e vantagens de se instalar um sistema de revestimento monolítico em sua cozinha industrial:
- Alta durabilidade, acima dos revestimentos tradicionais;
- Antiderrapância ajustável a cada ambiente;
- Fácil limpeza e conservação, atendendo as normas da Anvisa;
- Resistência a choques térmicos, abrasão, tráfego intenso e ataques químicos;
- Bactericida;
- Baixo odor;
- Rápida aplicação e fácil manutenção;
- Cura em baixas temperaturas.
**Esse conteúdo foi compartilhado do site da MIAKI. Um de nossos grandes parceiros. Para saber mais sobre a linha de revestimentos acesse: www.miaki.com.br
A BR Cozinhas é especializada na fabricação de equipamentos em aço inox. Monte sua cozinha profissional conosco.
Fale conosco:
- (11) 4308-3244 / (11) 9 9133-6852 (WhatsApp)
- marketing@brcozinhas.com.br
- https://brcozinhas.com.br