5 dicas para transformar seu restaurante em uma marmitaria para o delivery.

Para amenizar as perdas financeiras causadas pela crise do novo coronavírus, muitos restaurantes têm optado por transformar seus buffets em delivery de marmitex. O serviço, que já estava em alta antes da crise de calamidade pública por causa do novo coronavírus, agora ganha ainda mais força e pode ser a oportunidade para que donos de restaurantes continuem faturando em meio às medidas de isolamento social. Como abrir uma marmitaria, no entanto, é uma dúvida de vários desses empresários.

E não pense que só porque as pessoas estão em casa, que a demanda por marmitex poderá ser pequena. Há muito cenários a serem considerados, por exemplo o grande número de trabalhadores em home office, trabalhando remotamente e sem muito tempo e interesse para cozinhar diariamente. Outro fator importante é o custo benefício da marmitex para o cliente, que sem muito trabalho tem seu almoço com variedade de alimentos e facilidade em sua casa. 

Passo 1: Entender para quem você quer vender

Antes de começar a planejar a logística das entregas ou até mesmo o cardápio, é necessário definir quem é seu público alvo. Para isso, é só fazer uma atividade simples que é imaginar quem seria o cliente ideal para consumir seu alimento. Nesta etapa, é importante definir se você quer vender um tipo de comida mais saudável, para pessoas fitness por exemplo… ou se o seu tipo de cliente ideal é o que consome a típica comida caseira, com uma variedade maior de alimentos. Conhecer bem seu cliente potencial é o primeiro passo quando pensamos em como abrir uma marmitaria.

Passo 2: Definir o cardápio

Depois de definir quem deve consumir seu alimento, é a hora de começar a pensar no seu cardápio. Se você já é conhecido pelo buffet de almoço do seu restaurante, talvez seja interessante disponibilizar marmitas com uma variedade maior de alimentos, por exemplo, adicionar a opção de o cliente poder escolher acompanhamentos como farofa, molhos, saladas ou batata fritas. Mas se o perfil do seu restaurante são pratos mais finos e elaborados, uma boa dica é mantê-los como opção de marmita, uma vez que muitos pratos sofisticados não perdem a qualidade quando são colocados para delivery.

Passo 3: Planejar e realizar o controle financeiro

Após a definição de qual será seu cardápio, é hora de avaliar cada custo que você terá ao abrir uma marmitaria. Esta etapa é uma das mais importantes, pois definirá seu orçamento e margem de lucro sobre as vendas. 

Para calcular o preço que cada marmita deverá ser vendida, você precisará considerar:

  • O preço de cada alimento necessário para fazê-la;
  • Preço de embalagens;
  • Custo dos trabalhadores
  • Custo do motoboy ou serviço de entrega;
  • Custos adicionais, como energia, água, gás e internet.

Se você vai começar do zero no serviço delivery, outras variáveis devem ser consideradas, pois possivelmente será necessário um investimento maior em materiais para a cozinha, divulgação e contratação de trabalhadores.

Passo 4: Cuidados com a higiene

Manter ou estimular os processos de higiene já é muito importante normalmente quando se diz respeito ao manuseio e vendas de alimentos. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, é ainda mais importante não só manter os locais limpos e higienizados, mas também passar para o seu cliente a confiança para consumir seu alimento. Para isso, forneça máscaras para seus funcionários e álcool em gel ou álcool líquido 70% para os entregadores. 

Não se esqueça de aproveitar as redes sociais para mostrar como você se preocupa com a segurança dos alimentos e de seus funcionários. Faça publicações ou grave stories para mostrar a rotina de higiene do seu restaurante.

Passo 5: Prepare a divulgação do delivery

Agora que todos os passos importantes para a operação de efetivamente abrir uma marmitaria estão definidos, chegou a hora da divulgação. Se você tem uma equipe de marketing, é o momento de focar totalmente no delivery, com muitos posts nas redes sociais. Aproveite também para distribuir aqueles panfletos parados que podem ser reaproveitados nesse momento, colocando-os no correio da vizinhança. 

Mas não se esqueça de se higienizar bem quando for distribuí-los e nunca entregá-los diretamente nas mãos dos seus clientes – todo contato físico deve ser evitado! Outra boa forma de realizar a divulgação do delivery é realizando promoções ou dando descontos para pedidos online. Use a criatividade para realizar a ação que melhor combina com a sua loja!

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João Paulo

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